A carteira nacional de habilitação é um documento obrigatório utilizados pelos condutores que estão aptos a dirigir os diferentes tipos de veículos, ela é diferenciada por categorias, das quais cada uma se implica para um tipo de veículo, sendo;

  • A - Moto
  • B- Carro
  • C - Caminhões
  • D - Ônibus
  • E - Categoria C e D acopladas

Sendo assim o veículo que o condutor estiver dirigindo deve condizer com a categoria da qual ele tirou sua CNH, caso contrário não há validade alguma, podendo até mesmo acarretar na perda da carteira de motorista.

A CNH também pode ser utilizada como um documento de identificação, já que possui as informações necessárias sobre os indivíduos, como o nome, o RG e o CPF e a categoria da qual ele se especializou, sendo necessário que sempre esteja em posse quando o indivíduo estiver dirigindo.

Atenção no trânsito

No trânsito deve-se dirigir atenciosamente pois qualquer descuido pode ocasionar acidentes graves e levar a cometer infrações, o que é preocupante já que um acúmulo de pontos em um determinado tempo ou o cometimento de uma infração de nível gravíssimo, pode levar o condutor a ter a carteira cassada ou suspensa, fazendo com que seja necessário que ele realize o processo de reciclagem, e não possa dirigir por tempos determinados pelas autoridades.

O texto acima "O que leva a ter a carteira cassada ou suspensa?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.